Comunicação é a habilidade mais desejada para líderes e profissionais do futuro
15/10/2025
(Foto: Reprodução) Comunicação é a habilidade mais desejada para líderes e profissionais do futuro – Crédito: Divulgação/ACIPI.
Em uma pesquisa feita pela Amcham (Câmara Americana de Comércio) sobre o perfil da liderança do futuro, divulgada em junho, a comunicação assertiva aparece na primeira posição entre as cinco soft skills mais desejadas para líderes do futuro – com 58% dos votos dos CEOS e gestores que participaram do levantamento. Em contrapartida, foi apontado que apenas 18% dos líderes atuais dominam essa habilidade.
As soft skills são habilidades comportamentais e sociais consideradas essenciais para lidar bem com pessoas e situações no ambiente profissional. Longe de ser uma necessidade somente da liderança, a comunicação tem sido uma das principais dores do empresariado, já que influencia de forma decisiva em áreas essenciais nas empresas como vendas, atendimento e a própria gestão de equipes.
A fonoaudióloga e mestra em comunicação, Tatiana Vial, será a facilitadora do curso “Fale! Oratória para momentos decisivos”, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro na Escola de Negócios ACIPI. Ela explica que, no nosso contexto brasileiro, os dois principais pontos de dificuldade que as pessoas têm em se comunicar bem é a falta de objetividade e a de clareza.
Tatiana Vial será a facilitadora do curso de Oratória na Escola de Negócios – Crédito: Divulgação/ACIPI.
“As pessoas tomam a comunicação como algo fácil ou que dá certo por si só, e na verdade a comunicação é um processo muito complexo, nós precisamos dar conta de vários aspectos para que ela seja eficaz e a verdade é que ela dá mais errado do que certo. Ela causa mais ruído do que resolve problema.”
O papel central da comunicação nas necessidades do mercado
O curso de oratória atende uma demanda de lideranças e profissionais que vêem de forma cada vez mais frequente a necessidade de se apresentar publicamente para divulgar e posicionar suas empresas no mercado.
“A comunicação é uma necessidade básica [do ser humano], sem ela uma negociação, uma conversa crucial, uma venda, uma liderança não existem. Logo, a qualidade da comunicação dita a qualidade dos nossos relacionamentos. Se eu quero melhorar meu relacionamento com alguém no trabalho, eu preciso entender o que na minha comunicação está dificultando essa interação. Numa venda é a mesma coisa, eu preciso entender o que falta na minha comunicação ou o que eu preciso desenvolver para que essa venda aconteça”, completa Tatiana.
Somente em 2025, a Escola de Negócios ACIPI promoveu 28 cursos nas áreas de comunicação, vendas, liderança e atendimento. No primeiro semestre, a grande procura somente no curso “Como Desenvolver uma Comunicação Assertiva” fez com que fosse necessário abrir mais de uma turma para atender as empresas associadas.
“O que mais a gente percebe é que muitos profissionais carregam uma angústia. Eles sabem o que precisa dizer, mas têm dificuldade em transformar isso em uma mensagem em que realmente chegue no outro”, explica Raquel Olegario, facilitadora dos cursos de Atendimento Eficiente e Comunicação Assertiva da Escola de Negócios.
Danilo e Raquel Olegario, professores dos Cursos de Comunicação Assertiva e Conflito de Gerações. Crédito: Divulgação/ACIPI.
“No atendimento, isso gera mal-entendido e impacta na experiência do cliente. Já na parte de vendas, pode ser a diferença entre conquistar ou perder uma oportunidade. E com relação à comunicação assertiva, essa dificuldade mina a credibilidade e a confiança. Na verdade, a comunicação não é só falar, é criar entendimento e conexão. E quando falta esse elo, tudo que depende dessa relação humana acaba tendo sofrimento”, completa Raquel.
Desenvolvendo o mercado para o que as empresas precisam
Claudinei Leme de Morais foi um dos alunos do curso “Como cultivar uma postura de atendimento eficiente”, realizado na unidade da ACIPI do Santa Terezinha em setembro.
Ele trabalha como corretor de imóveis há um ano e buscou se desenvolver para conseguir entender melhor o público dele.
“Conhecimento é sempre bem-vindo. Eu procurei o curso para poder oferecer um produto de qualidade e atender às necessidades dos meus clientes. O curso foi sensacional, eu indico para todos.”
“A Escola de Negócios da ACIPI está sempre próxima dos mais de 7 mil empresários associados, ouvindo suas necessidades e desafios. Um dos pontos que mais aparece é a dificuldade de comunicação — ser claro, ser entendido e transmitir mensagens de forma eficaz. Por isso, temos priorizado cursos que desenvolvem soft skills, especialmente a comunicação”, explica a gestora da Escola de Negócios, Andiara Zambello.
“Nossa curadoria de temas nasce justamente dessa escuta atenta. A partir das dores e demandas dos empresários, somadas à nossa rede de networking e experiência em educação, escolhemos conteúdos que fazem sentido para eles. Assim, entregamos formações que fortalecem o desenvolvimento humano e contribuem para as empresas da nossa região serem mais fortes e conectadas”, completa Andiara.
Agenda Escola de Negócios
Além do curso de Oratória, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro, a Escola de Negócios está com novas turmas no segundo semestre para os cursos “Conflito de gerações: como liderar nos tempos atuais”, nos dias 27 e 29/10, 03 e 05/11; “Como Desenvolver uma Comunicação Assertiva”, no dia 11/11; e “Vendas na prática: como potencializar seus resultados”, com duas turmas nos dias 13/11 e 04/12.
Para ter acesso à agenda completa e se inscrever nos cursos, basta acessar o nosso site: escoladenegociosacipi.com.br. Acompanhe também nossas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn) para ter acesso a todo o conteúdo que produzimos e as informações da nossa agenda.
Serviço
Curso Fale! Oratória para momentos decisivos
Data: 5 e 6/11
Horário: 18h às 22h (dia 5) e 8h às 17h (dia 6)
Local: ACIPI
Carga Horária: 12h
Inscrição: acesse aqui
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