Defesa Civil alerta para chuvas intensas e risco de alagamentos no estado de SP neste domingo
01/11/2025
(Foto: Reprodução) Chuva em São Paulo na Zona Norte de SP em 31/10/2025
ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Depois de uma tarde de sábado (1°) quente, com temperaturas que chegaram aos 30°C na capital, áreas de instabilidade devem trazer muita chuva para o estado de São Paulo nesta noite e também no domingo (2). Tanto que a Defesa Civil do estado emitiu um alerta para a ocorrência de chuvas intensas e generalizadas.
Com isso, o domingo será mais frio na capital, e os termômetros devem ficar entre 18°C e 22°C, segundo a Climatempo.
A previsão é a de que a lenta passagem de uma frente fria, aliada à umidade vinda da Amazônia, provoque pancadas fortes em várias regiões do estado, havendo risco de alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores.
O volume de chuva pode chegar a 50 milímetros na capital, o que significa quase um terço da média do mês de novembro em apenas um dia. Esta chuva na cidade deve se manter até quinta (6).
Segundo a Defesa Civil, a instabilidade atmosférica deve favorecer chuvas a qualquer hora do domingo, com maior intensidade entre a tarde e a noite. Mesmo com o afastamento da frente fria, a formação de um corredor de umidade deve manter o tempo chuvoso em grande parte do estado, com descargas elétricas, rajadas de vento e acumulados elevados de chuva.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Os volumes mais altos estão previstos para as regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto, classificadas como áreas de risco muito alto. Já as regiões de Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Vale do Ribeira, Itapeva, Presidente Prudente e Marília estão sob risco alto.
Em nível médio de atenção estão a região metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Baixada Santista, Litoral Norte, Bauru, Araraquara e Serra da Mantiqueira. Na capital, na noite deste sábado, pode chover principalmente em Santana, na Zona Norte, Pinheiros, na Zona Oeste, e Campo Belo, na Zona Sul.
A Defesa Civil recomenda atenção redobrada para moradores de áreas sujeitas a deslizamentos ou alagamentos e pede que a população acione os serviços de emergência em caso de ocorrências pelos números 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).