Em um dia, prefeitura retira mais de 700 placas irregulares de canteiros em Presidente Prudente
15/10/2025
(Foto: Reprodução) Prefeitura de Prudente retira mais de 700 placas e anúncios irregulares em fiscalização
A Prefeitura de Presidente Prudente (SP) iniciou nesta terça-feira (14) uma ação de fiscalização e retirada de placas e faixas instaladas irregularmente em canteiros, rotatórias e ilhas de avenidas da cidade.
Segundo a administração municipal, mais de 700 materiais foram recolhidos apenas no primeiro dia da operação, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea) e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), com apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Em entrevista à TV TEM, o assessor da Sedepp, Gilberto de Freitas Vieira, disse que trabalho começou com orientações aos comerciantes, mas agora avança para a fase de recolhimento dos materiais instalados em locais públicos.
"Essa é uma das regras que nós vamos seguir. A próxima etapa, a terceira fase, será multa que pode chegar a R$ 4.600", explicou Gilberto.
O assessor destacou ainda que a Prefeitura pretende equilibrar o incentivo ao comércio com o cumprimento das normas municipais.
Onde começou a operação
O trabalho começou na Avenida Juscelino Kubitschek, na altura da Ceagesp, e seguiu por toda a extensão da via.
Em seguida, a prefeitura vai definir um cronograma de fiscalização em outras avenidas importantes, como a Ana Jacinta e a Salim Farah Maluf, que também já receberam a visita das equipes nesta terça-feira.
Durante a ação, que marca a segunda etapa da campanha de combate à poluição visual na cidade, a Semea reforçou que há uma alternativa legal para a divulgação de marcas e serviços: a adoção de áreas verdes, como canteiros e praças.
Nesse formato, pessoas físicas ou jurídicas podem solicitar oficialmente à secretaria a adoção do espaço, ficando responsáveis pela manutenção e recebendo autorização formal.
As placas recolhidas durante a fiscalização ficam à disposição dos responsáveis, que podem retirá-las na sede da Semea, após assinarem um termo de compromisso para não reinstalá-las em locais proibidos.
Em caso de mais informações ou dúvidas, é possível entrar em contato pelo telefone (18) 3906-5275, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea).
LEIA TAMBÉM:
APREENSÃO: Mais de 1,7 mil maços de cigarros contrabandeados são apreendidos no interior de SP
DIA DOS PROFESSORES: Paixão por ensinar é partilhada por gerações da mesma família no interior de SP
Mais de 700 placas irregulares são retiradas de canteiros em Presidente Prudente
Emerson Sanchez/TV TEM
Mais de 700 placas irregulares são retiradas de canteiros em Presidente Prudente
Emerson Sanchez/TV TEM
Mais de 700 placas irregulares são retiradas de canteiros em Presidente Prudente
Emerson Sanchez/TV TEM
Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM